Setor Bueno

Setor Bueno

*Memória

•História:
            Alguns historiadores dizem que o Setor teve início com o pagamento na época do doutor Pedro Ludovico aos engenheiros irmãos Jerônimo e Abelardo Coimbra Bueno (De onde vem o nome do bairro) justamente para saudar as dividam de seus trabalhos na época da construção de Goiânia, que pagou com o loteamento do Setor Coimbra, e Bueno.
            No começo Setor Bueno era uma chácara em que carroceiros moravam e plantavam capins para seus cavalos, tinha um córrego que corria a céu aberto onde atualmente se situa o Goiânia Shopping, o setor era um periferia que não tinha infra-estrutura alguma, em época de chuva inundava, as ruas eram cheia de buracos e impediam alguns moradores de sair de casa, mas depois da chegada dos serviços básicos Bueno deixa de ser periferia, atualmente onde se localiza a Avenida Mutirão com a  Avenida 85 era o final do Loteamento Bueno, porque naquela época eram pontos de frete de carroça e caminhões pequenos. O Bueno era última fronteira da cidade. A partir da década de 60 com a chegada de muitos moradores a pressão por moradia aumentou consideravelmente e o número de moradores foi de 40 mil em 1950 para 360 mil em 1960 isso muito em função da construção da nova capital federal e também a questão do êxodo rural, esses dois fatores aliados a outros da conjuntura municipal da época fez com que vários bairros surgissem em Goiânia e o Setor Bueno deixou de ser a periferia da cidade e com investimento as coisas começaram a mudar.
             Atualmente o Setor Bueno é um bairro promissor e com grandes empresas tendo grande influencia comercial na cidade e sendo o segundo maior bairro de Goiânia, após o Jardim América. Ainda podem-se citar de passagem as importantes avenidas, como a Avenida T-63, Avenida T-4 e Avenida 85 e as melhores escolas, colégios e cursinhos pré-vestibular da cidade.
              As praças bem cuidadas, os prédios imponentes e um parque que dá gosto de ver são essas as principais identidades do setor. Entretanto nem tudo são flores no setor... Assim como os outros setores nobres de Goiânia, Setor Bueno sofre com o transito cada vez mais complicado, mas para solucionar o problema a prefeitura já lançou um projeto para o Metro de Goiânia, que visa reestruturar o sistema de transporte coletivo de Goiânia.


*Fotos Museu 







                                                 



*Entrevistas


Perguntas: 

1: Qual é a lembrança que você tem de quando o setor começou a ser fundado?

2: Quais eram as dificuldades enfrentadas pelos moradores quando o setor começou a ser construído?

3: Quais as mudanças que ocorreram no setor ao longo do tempo?  Essas mudanças beneficiaram os moradores?

4: O que tem de positivo no setor, que fez você escolhê-lo para morar?

5: Atualmente o setor lhe proporciona o que você deseja e necessita para seu bem estar?

6: No setor há possibilidade para maior desenvolvimento sem afetar a beleza natural?

7: Se você pudesse mudar algo no setor, o que mudaria

8: O que caracteriza o setor? (ex: museu, monumento)

9: Você considera o Bueno um setor residencial ou comercial?

10: Atualmente qual a maior dificuldade encontrada no setor?




Respostas:

Morador
Rosimar: Mora no setor há 8 anos.


1: Não soube responder.

2: Não soube responder.

3:Não soube responder.

4: Presença de comércios, praças, basicamente tudo.

5: Sim. Casa e emprego que para mim é o básico.

6: Não. Pois para ele crescer teria que desmatar.

7: Reformaria o parque Vaca Brava.

8: O parque Vaca Brava.

9: Comercial.

10: O transito muito movimentado.





Morador
Zé Caetano de Almeida Júnior: Mora no setor há 10 anos.


1: Não soube responder.

2: Não soube responder.

3:Construção de edifícios, viaduto, praças.

4: Tudo. Comércios, edifícios.

5: Sim.

6: Não. Porque para desenvolver teríamos que desmatar.

7: Não mudaria nada.

8: Praça João Alves de Queiroz.

9: Os dois.

10: O transito.



Morador
Maruan: Mora no setor há 20 anos.

1: Não soube responder.

2: Era longe de tudo.

3: Construção do viaduto, e restauração das praças.

4: Facilidade em tudo.

5: Sim.

6: Não.

7: Nada.

8: Viaduto João Alves de Queiroz.

9: Comercial.

10: O transito.







 * Identidade



A identidade do setor Bueno se baseia principalmente no Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava, está localizado na cidade de Goiânia, Goiás. Ocupa uma área de 79.800 metros quadrados e contém um extenso lago e um pequeno bosque com espécie nativa de fauna e flora. Conta com uma pista de Cooper que o rodeia e por onde caminham centenas de pessoas diariamente. Existem à sua volta lojas, bares, restaurantes, colégios, clínicas, um hospital e edifícios residenciais, além do Goiânia Shopping, um dos maiores shopping centers de Goiânia. É frequentado por pessoas de todas as idades durante os finais de semana interessados em desfrutar da sua extensa área verde.É famoso pelo seu chafariz, considerado uma das atrações do parque. 
O nome Vaca Brava é uma referência a uma das três fazendas que foram a área usada na construção da cidade. 

O parque foi criado em 1951, mas só foi construído em 1996, durante o governo do então prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, que revitalizou a região, até então considerada "esquecida" pelos orgãos públicos. No local onde hoje existe o lago era antes um enorme brejo, o qual era criadouro de diversas espécies de insetos transmissores de doenças, porém esse problema foi resolvido. 

Nos últimos 15 anos, o lago recebeu volumosas quantias de dinheiro vindas tanto do poder público como de instituições privadas para a expansão do parque, melhoria na infra-estrutara do parque e na manutenção da área.


* Cultura Visual



                                                            Monte Libano Center


Parque Vaca Brava

Viaduto João Alves de Queiroz
Goiânia Shopping

Igreja Nossa Senhora Rosa Mística.






















3 comentários: