Setor Central





*Memória





*História

Multidões de pessoas, lojas diversas e mercados antigos com lembranças e com o sabor da nossa linda Goiânia, esse e o setor Central.

O Setor Central se destaca como o segundo maior bairro de Goiânia perdendo apenas para o Setor Campinas que já era um município antes da criação de Goiânia.
Esse bairro como tantos outros, se caracteriza pela grande quantidade de acontecimentos históricos. A praça cívica e considerada o marco inicial da construção de Goiânia sendo a primeira praça a ser construída em 1993 contando com o Monumento das três raças que compõe a origem da cidade e do estado: o branco (os bandeirantes), o negro (os escravos) e o índio, e também o Museu Zoroastro Artiaga, juntamente com o Palácio das Esmeraldas.
A criação do Palácio das Esmeraldas que se tornou o principal cenário de acontecimentos políticos por ser a sede dos despachos oficiais e dos eventos sociais e ainda por servir de residência ao governador do estado, e a primeira dama pode ser um dos acontecimentos a ser citados.
De acordo com uma estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011, a população de Goiânia chega 1 .318 .148 habitantes.


#A grande tragédia.


27, de setembro de 1987.


Neste dia foi descoberto o maior acidente radiológico do mundo a data está marcada não apenas na historia, mas principalmente na memória dos goianos como um dos momentos mais trágicos. Um aparelhos utilizado em radioterapias que estava abandonado nas ruínas do Instituto Goiano de Radioterapia, no centro de Goiânia foi encontrado por dois catadores de um ferro velho.
A marretadas, os dois desmontaram o aparelho que revestia a pequena cápsula, que continha 19,26 gramas de Césio 137.O pó, semelhante ao sal de cozinha, no escuro brilhava com uma cor, azulada.Encantado com o mistério,o dono do ferro velho começou a distribuí-lo entre os parentes e amigos como se fosse algo precioso.Começava ai um Drama com proporções incalculáveis.
Logo nos primeiros dias quem teve contato direito com Césio 137 começou a sentir tonturas, náuseas, vômitos, e perda de cabelos, entre todas que foram contaminadas existe um caso o qual impressiona pelo grau de contaminação. Leide das Neves, de 6 anos de idades, vitima da inocência e da falta de informação, brincou com o Césio e depois comeu um ovo com as mãos sujas ingerindo fragmentos radioativos.
A noticia, se espalhava e os efeitos do Césio 137 também. O fato foi amplamente divulgado na imprensa nacional e internacional. O clima em Goiânia era de pânico e apreensão.
25 anos se passaram e o Césio 137 até hoje e lembrado com grande espanto e lamento pela população Goiana






*Fotos dos museus 
















* Entrevistas

Senhor Otavio Pereira. http://www.youtube.com/watch?v=bzcx14ejTfg&feature=youtu.be



*Identidade





O Setor Central e caracterizado por um grande número de pequenos prédios comerciais onde reina a art’decó arquitetura das décadas de 1930 e 1940. Projetado e elaborado pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima. Juntamente com suas ruas estreitas onde passam um grande número de ônibus que ligam a todos os bairros.

No centro situam-se monumentos e locais de grande importância para Goiânia os quais estaremos citando logo abaixo:


#Centro de convenções 


O centro de cultura e convenções de Goiânia é considerado um dos melhores do Brasil e mais modernos de Goiânia. Por este motivo por vários anos seguidos é cenário de diversas feiras, que trazem vários tipos de exposição. Fundado em 1994 localizado nas divisas dos setores Central e Oeste, onde catadores de papel coletaram uma maquina de radioterapia abandonada assim dando inicio acidente radiológico de Goiânia (Césio 137).

#Teatro Goiânia


Inaugurado em 12, de junho de 1942 é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia, trazendo com sigo grande participação na história hoje em dia é um dos principais espaços de apresentações de dança, teatro e musica erudita e popular da cidade que foi declarado patrimônio nacional em 2003.

#Parque de Diversão Mutirama.


O parque Mutirama foi inaugurado na década de 60, localizado ao lado do parque, Botafogo esta numa área criada e planejada desde a fundação de Goiânia, estando no centro da cidade. Em 2011 parte das avenidas Araguaia e Botafogo foram interditadas, para que se inicia-se a reforma do parque que tem data prevista de entrega em dezembro de 2012.

*Comércio da região


O Mercado Central é considerado o mais antigo de Goiânia por ter sido construído na década de 1950 na até então pacata Avenida Anhanguera, onde se encontra diversas lojas de artesanato, comidas típicas e corredores estreitos cheios de histórias. O setor ainda conta com dois "camelódromos", Camelódromo Central e Camelódromo da Anhanguera, onde podem ser achados quase todos os produtos a preço bastante populares.



                       
                                  Mercado Municipal de Goiânia 


Como podemos perceber através do texto exposto acima o Setor Central é um dos maiores museus a céu aberto que existe em Goiânia, com suas histórias que atravessaram e atravessam década a década, deixando sempre um gostinho de quero mais nas pessoas que assim o conhecem.



* Cultura Visual


Museu Zoroastro Artiaga
Av. Anhanguera
Eixo Anhanguera
Mercado Central ( Parte Interna)
                                                       
Entrada Mercado Central.
                                          
Palácio das Esmeraldas

O relógio da avenida Goiás foi inaugurado em 1942, durante o Batismo Cultural de Goiânia.
Praça do Bandeirante

Monumento ás Três Raças
Teatro Goiânia.

Lyceu de Goiânia.

Centro de Convenções.

Coreto na confluência da Avenida Goiás com a Rua 82.


Nenhum comentário:

Postar um comentário